Conheça um pouco mais sobre o cartão de crédito?

Publicado em 10/02/2022
Real Card- Vantagens do Cartão de cRédito

Hoje vamos falar sobre alguma das vantagens do cartão de crédito, em um mundo cada vez mais digital, os cartões de crédito se tornam uma parte indispensável da vida das pessoas. Por meio desse tipo de solução é possível obter benefícios e poder de compra se utilizado de forma correta.

Os cartões de crédito são uma excelente ferramenta que abre muitas possibilidades aos consumidores. No entanto, usá-lo descontroladamente pode causar muitas dores de cabeça e fazer com que entre em dívidas que você não está preparado para pagar. O uso de cartão de crédito tem lados positivos e negativos, assim como todas as coisas em nossas vidas. Mas como saber se o uso do cartão está sendo vantajoso para você?

Se você é uma pessoa financeiramente organizada, este cartão pode ser um bom aliado. Contrário a isso, evite, porque pode se tornar uma arma para os consumidores que não possuem organização financeira, criando um ciclo de dívidas. Hoje, os cartões de crédito oferecem grande facilidade, mas quando não são bem administrados, podem representar uma séria ameaça ao seu equilíbrio financeiro. Controle suas despesas com a ajuda de um consultor financeiro e entenda como usar seu cartão de crédito da melhor maneira.

Quais são as diferenças entre crédito e débito?

Para entender melhor sobre o cartão de crédito, vamos compará-lo ao cartão de débito para conhecermos suas principais vantagens. Sabemos que as duas modalidades possuem atrativos e oferecem benefícios aos seus consumidores, mas o que de fato os diferenciam é a forma a qual movimentam o dinheiro.

Por exemplo, um cartão de débito exige um valor presente em uma conta bancária. Por esse motivo, só pode ser utilizado quando houver saldo – isso pode ser devido ao recebimento do salário mensal, cheque especial, transferência de poupança, entre outros pontos. É uma ferramenta que permite o consumo sem acumular dívidas no próximo mês, pois o valor da compra será debitado imediatamente e automaticamente lançado na conta do beneficiário.

Por outro lado, os cartões de crédito permitem o uso de limites fornecidos pelo banco, que são baseados em avaliações de renda do consumidor. É uma forma de promover a compra ou o pagamento. Isso porque, de acordo com a linha de crédito emitida pelo banco, várias transações podem ser feitas, parceladas e quitadas no mês seguinte.

No entanto, se o cliente não efetuar o pagamento na data de vencimento da fatura, serão acumulados juros. E caso siga sem efetuar o pagamento, poderá ter seu nome em situação negativa.

O que são os juros?

Os juros do cartão de crédito também são chamados de juros rotativos. Evitá-los é a melhor maneira de prevenir o rápido crescimento das dívidas. Isso porque envolve o valor mínimo na fatura do cartão de crédito e o valor não pago em dia.

Crédito rotativo

O rotativo dos cartões de crédito funcionam como “micro-empréstimo”. O banco paga as despesas do usuário dentro do mês, mas cobra a taxa novamente no mês seguinte e adicionando mais juros. Quando você deixa de pagar uma conta completa, o rotativo do cartão de crédito é automaticamente acionado. No entanto, há vinculação à medida que a dívida é paga e aumenta à medida que os clientes usam. Mas lembre-se de que, em algum momento, sua dívida atual pode atingir ou mesmo ultrapassar o limite do cartão de crédito. Dessa forma, você terá que pagar a dívida de outra forma.

Como fazer bom uso do seu cartão de crédito?

Listamos para você algumas dicas de como fazer bom uso do seu cartão de crédito para manter um controle financeiro:

  • Não deixe de listar todas as despesas mensais;
  • Tenha um planejamento financeiro mensal e anual;
  • Estabeleça um limite máximo para o crédito, que não ultrapasse 50% dos seus ganhos;
  • Busque não utilizar muitos um cartões de crédito;
  • Evite as taxas de anuidade;
  • Consulte sempre regularmente o saldo do cartão;
  • Atente-se ao pagamento mínimo da fatura;
  • Pense antes de fazer o parcelamento.

Sobre o Cartão Real Card

REAL CARD, oferece um cartão próprio com crédito pré-aprovado. Com nosso cartão você terá acesso a benefícios com taxas exclusivas e descontos em uma rede credenciada em todo o Brasil. Muito mais que um simples cartão de crédito. Por meio do cartão Real Card você poderá acumular pontos, participar de sorteios e ter em mãos uma oportunidade para melhor gerenciar seus gastos.

Ter um Cartão Real Card é ter a consiência de um crédito saudável.