Rc card
Código de Ética
RC Card
MENSAGEM DO NOSSO PRESIDENTE
Na RC CARD, sabemos que para cumprir nossa missão de satisfazer e agradar com excelência o nosso cliente, devemos colocar em prática os valores que cultivamos. Agir com respeito, honestidade e integridade, e respeitar as leis e regulamentações do país onde atuamos é uma parte essencial de nossa cultura corporativa.
O Código de Ética RC CARD é a base da nossa conduta nos negócios e o fundamento de nossas políticas, normas e diretrizes.
A atualização permanente desse código nos permite reforçar a confiança dos nossos funcionários, parceiros, clientes, fornecedores, concorrentes, autoridades e comunidades. O Código de Ética RC CARD formaliza em um único documento os nossos princípios éticos, unifica os critérios e estabelece um quadro comum de referência que dá a direção para agir sempre de forma integral.
Esta é uma ferramenta de trabalho que nos orienta a tomar as decisões corretas conforme os nossos valores. Convido a todos os que fazem parte do time a ler e consultar permanentemente nosso Código de Ética RC CARD. É muito importante também relatar quaisquer irregularidades que observem.
Conto com seu apoio, entusiasmo e compromisso para continuar a construir histórias de sucesso e para fortalecer a reputação da RC CARD.
GABRIEL INÁCIO FERREIRA
OBJETIVOS
- Estabelecer os princípios fundamentais e as normas que são as diretrizes para o nosso comportamento ético em relação a nossos clientes, parceiros, fornecedores, autoridades, organizações da sociedade civil, meio ambiente, comunidade e tudo o que interage com RC CARD.
- Definir as responsabilidades dos Diretores e colaboradores da empresa para cumprir e fazer cumprir este Código de Ética RC CARD que, junto com as outras Diretrizes Internas, faz parte do nosso sistema de governança
- Divulgar a Linha Ética por meio da qual é possível relatar qualquer conduta, não conformidade ou prática que não esteja de acordo com as disposições deste Código de Ética RC CARD e as outras Diretrizes Internas.
ALCANCE
- Nosso Código de Ética RC CARD aplica-se aos colaboradores e a todas as pessoas que atuam em nome da RC CARD em todo território nacional.
- O presente Código de Ética RC CARD, não é e não pretende ser Portanto, situações imprevistas serão resolvidas de acordo com critérios de melhores práticas de administração e governança corporativa.
- Questões adicionais que surjam a partir das diversas situações do nosso negócio e da dinâmica do ambiente em geral serão incorporadas conforme necessário
RESPEITO PELA DIGNIDADE HUMANA
- Mostramos uma conduta leal, respeitosa, diligente e honesta.
- Respeitamos a dignidade das pessoas, bem como sua liberdade e privacidade.
- Não permitimos comportamentos verbais, físicos ou visuais que ameacem a dignidade e o respeito.
- Respeitamos a honra e integridade física e moral de todas as pessoas com quem mantivermos contato em razão do trabalho, seja interno ou externo, comportando-nos de modo apropriado, dispensando sempre a terceiros tratamento polido, sempre com urbanidade, dentro dos padrões normais de cortesia e respeito ao próximo, sejam clientes, parceiros, empregados ou qualquer pessoa seja vinculada aos serviços prestados pela RC Card, ou que apenas o identifique como tal, comprometendo-se a manter um ambiente livre de assédio, violência, intimidação ou qualquer outra atividade que ameacem a dignidade das pessoas envolvidas;
- Mantemos na vida profissional conduta compatível com a dignidade do cargo ocupado e com a reputação do quadro de pessoal da RC CARD.
INCLUSÃO E DIVERSIDADE
- Promovemos a inclusão para que a diversidade de nossos colaboradores possa fornecer valor em um ambiente de direitos e obrigações equitativos.
- Não discriminamos as pessoas fazendo alguma distinção, exclusão, restrição ou preferência que não seja objetiva, racional ou proporcional e cujo objetivo ou resultado seja impedir, restringir, prejudicar ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício de direitos e liberdades humanas, por qualquer motivo, incluindo de origem, raça, estado civil, idade, ponto de vista, gênero, credo, tribal, associação ou filiação sindical, etnia, classe social ou econômica, identidade de gênero, orientação sexual, condição de saúde, deficiência ou nacionalidadePromovemos a inclusão para que a diversidade de nossos colaboradores possa fornecer valor em um ambiente de direitos e obrigações equitativos.
- Nos apresentamos no local de trabalho em trajes adequados ao ambiente laboral, evitando roupas curtas (bermudas e mini-saias), chinelos abertos, bonés, toucas, calças rasgadas, e outros adereços chamativos, usamos a camiseta de uniforme da empresa.
Não transitamos com o uniforme da empresa fora da mesma, em ambientes externos.
CLIENTES
- Na RC CARD procuramos melhorar a proposta de valor e experiência de nossos clientes.
- Atendemos os clientes oferecendo um tratamento justo e honesto em cada transação, segundo os princípios e os valores da RC CARD, fornecendo os produtos e serviços com a maior qualidade e oportunidade.
- Não fazemos comparações falsas com produtos ou serviços equivalentes aos oferecidos pela concorrência.
- Entendemos as necessidades de consumo de nossos clientes e estamos comprometidos a inovar nossos processos e produtos para satisfazê-los.
- Divulgamos, através de nossos canais oficiais de comunicação, nosso Código de Ética em toda a nossa cadeia de valor.
FORNECEDORES
- Nós só integramos em nossa carteira de fornecedores aqueles que compartilham de nossa ética e nossos Valores conforme o presente Código de Ética.
- Aqueles que negociam a aquisição dos bens e serviços que a RC CARD requer, oferecem e exigem aos fornecedores um tratamento profissional em cada transação, buscando sempre os melhores interesses da empresa.
- Asseguramos a participação equitativa dos fornecedores com base nos critérios de qualidade, rentabilidade e serviço, e considerando os padrões éticos, ambientais e de segurança da informação estabelecidos pela RC CARD.
- Consideramos uma conduta ilícita solicitar ou receber um incentivo de qualquer tipo por parte dos fornecedores para a sua seleção ou promoção, que não seja em benefício da empresa.
CONCORRÊNCIA
- Não participamos de qualquer acordo com clientes, fornecedores ou concorrentes, que busquem limitar a livre ação das forças dos mercados nos quais atuamos.
- Quando temos contato com representantes da concorrência, mostramos uma atitude profissional, cumprindo com os princípios e Valores da empresa que representamos, e cuidamos da imagem pessoal e da RC CARD.
- Na interação com concorrentes, sejam individuais ou coletivas em associações comerciais ou profissionais, não comentamos questões que possam gerar riscos ou possíveis contingências para a RC CARD em termos de conformidade com as leis de concorrência.
- Fazemos negócios de forma justa, com base em nossos princípios éticos e em conformidade com as leis de concorrência aplicáveis à nossa operação
GOVERNOS
- Cumprimos as leis, regulamentos e outras regulamentações aplicáveis estabelecidas pelos governos dos estados e municipios em que operamos.
- Respeitamos o governo e as autoridades, lhes oferecemos um tratamento amável e propiciamos um ambiente de abertura e confiança, que facilite a discussão dos assuntos e o estabelecimento de acordos.
- Atendemos os requerimentos e observações do governo e das autoridades em exercício de seus poderes concedidos por leis ou regulamentos aplicáveis, procurando colaborar com eficácia no cumprimento de sua missão.
- As relações que representamos em nome da RC CARD com órgãos ou autoridades governamentais são feitas em conformidade com as leis aplicáveis à nossa operação e com este Código de Ética RC CARD.
- Antes de entrar em contato com o governo e/ ou autoridades em nome da RC CARD, confirmamos, com as áreas de Questão Pública e Relações Institucionais da nossa Unidade de Operação, que a interação esteja dentro de nossa competência.
MARKETING
- A comunicação por meio de publicidade e marketing da RC CARD é legal, decente, honesta, verdadeira e de acordo com os princípios da concorrência justa e de boa prática de negócios.
- Preparada com o devido sentido de responsabilidade social e baseado em princípios de honra e boa- fé.
- Comprovável e isenta de elementos que possam induzir a uma interpretação errônea das características dos produtos e serviços oferecidos.
- Respeitosa aos valores morais, evitando circunstâncias não éticas que denigram a integridade e a dignidade humana ou use símbolos culturalmente ofensivos.
CUMPRIMENTO REGULATÓRIO
Cumprimos as leis, regulamentos e regras aplicáveis à nossa operação, assim como este Código de Ética RC CARD e as outras Diretrizes Internas estabelecidas pela Administração da RC CARD.
REGISTROS CONTÁBEIS
Nos comprometemos a manter demonstrações financeiras e registros contábeis completos e precisos que fielmente reflitam nossas operações e representem de maneira fidedigna a situação e os resultados financeiros da empresa. Assim como esperamos que nossos funcionários sempre documentem e garantam o registro completo e preciso de transações financeiras das quais participem.
ANTICORRUPÇÃO
Em nossas atividades dentro e fora da RC CARD, ou em seu nome, diretamente ou por meio de terceiros, não participamos de atos de corrupção, portanto;
- não ordenamos, autorizamos ou prometemos a realização de práticas corruptas,
- não induzimos qualquer pessoa a realizar práticas corruptas, e
- não conspiramos para a realização destas.
Cumprimos as leis contra corrupção aplicáveis à nossa operação
ANTISUBORNO
Nós rejeitamos qualquer tipo de suborno.
CONTRIBUIÇÕES POLÍTICAS
- Mesmo quando participamos em atividades políticas de quaisquer tipos não relacionamos à RC CARD, ficando estabelecido claramente que o fazemos de forma pessoal e não representando a empresa.
- Cumprimos os requisitos estabelecidos pelas leis locais relativas às contribuições políticas nos estados e municípios em que atuamos, bem como com as Diretrizes Internas estabelecidas pela RC CARD.
CONFLITO DE INTERESSE
INTERESSES FINANCEIROS
- Tomamos decisões de negócios com base no melhor para a RC CARD , sempre considerando as expectativas de nossos fornecedores, parceiros, investidores, colaboradores e demais grupos de interesse. É nosso compromisso tomar decisões objetivas e imparciais, com base em critérios técnicos, excluindo interesses pessoais ou financeiros que possam afetar nosso julgamento.
- Nossos funcionários devem estar sempre alertas para garantir que suas decisões sejam tomadas de forma objetiva, e que não sejam influenciadas por seus interesses pessoais. Esteja sempre atento a situações que possam caracterizar conflitos de interesses, evitando-as, dando-lhes transparência e/ou buscando medidas de mitigação. Os negócios com Partes Relacionadas devem estar de acordo com a legislação vigente.
- Comunique imediatamente a diretoria executiva sobre vínculos de parentesco ou amizade ou qualquer outra informação que possa impedir a participação em uma tomada de decisão.
- Sua função ou cargo não poderá motivar obtenção ou oferecimento de vantagem indevida. Celebre contratos em condições de mercado e os aprove conforme alçadas da RC CARD.
FAMILIARES E OUTROS
1. Não há participação nem influenciação direta ou indireta de familiares ou outros, nos requerimentos, negociações, contratação e processos de decisão, em relação a um cliente, fornecedor e/ou sócio comercial se com algum deles ou em qualquer um deles:
- que possa gerar um conflito com os interesses da RC CARD, ou algum benefício pessoal, (incluindo se esse relacionamento é com um sócio, investidor, representante ou empregado do referido cliente, fornecedor ou sócio comercial)
2. Não intercedemos nem satisfazemos as exigências dos superiores, subalternos, colegas de trabalho, familiares ou amigos, caso isso prejudique a RC CARD
PRESENTES, CORTESIAS E ENTRETENIMENTO
- Nós não recebemos, ofertamos, pagamos, oferecemos, prometemos ou autorizamos, em nome da RC CARD, ou a título pessoal, de maneira direta ou indireta, dinheiro, presentes, condições vantajosas, salários, viagens, comissões ou qualquer outra coisa de valor para obter qualquer vantagem ou benefício indevido de qualquer tipo.
- Não autorizamos em nenhuma hipótese que algum funcionário receba, de maneira direta ou indireta, dinheiro ou presentes, salários, viagens comissões ou valores como vantagem ou benefício indevido em qualquer negociação em qualquer contrato de qualquer tipo.
- Não damos nem oferecemos presentes aos servidores públicos.
- Nós só aceitamos, ofertamos ou oferecemos presentes de natureza promocional, ocasionais e de valor simbólico.
- Quando um cliente ou fornecedor nos faz um convite que tenha como consequência uma viagem fora da cidade ou para assistir a um evento esportivo ou a qualquer outra forma de entretenimento, devemos cumprir com o estabelecido no presente Código de Ética e nas outras Diretrizes Internas, e obter as aprovações prévias correspondentes para avaliar a justificativa comercial da participação dos envolvidos
MEIO AMBIENTE
- Conhecemos, atendemos e trabalhamos para mitigar os riscos relacionados ao impacto ambiental do uso de energia, água e resíduos plásticos em nossa operação.
- Reconhecemos a proteção e a conservação do meio ambiente como parte do nosso compromisso social.
- Encorajamos o desenvolvimento e a difusão de tecnologias que respeitem o meio ambiente em nossas operações.
CANAL DE DENÚNCIA
- É responsabilidade de todo funcionário conhecer, seguir e disseminar as regras deste Código.
- Este código passa a ser parte integrante de todos os contratos vigentes desta RC CARD.
- Em caso de dúvidas, necessidade de esclarecimentos, envio de sugestões e realização de críticas, o colaborador, terceirizado, fornecedor deve procurar ajuda através do seu contato imediato na RC CARD caso sinta-se confortável. Se não estiver à vontade, você também pode falar com outro Gestor da Companhia, de sua confiança, , ou utilizar o Canal de Denúncia.
- O mesmo se aplica caso tome conhecimento de uma potencial infração a este Código ou às nossas políticas. O canal denúncia pode ser acessado:
- Qualquer informação enviada através do canal de denúncia é analisada pela diretoria executiva sem conhecimento do remetente e respondida, além de internamente ter providências tomadas.
- O Funcionário que denunciar, de boa-fé, estará protegido contra quaisquer atos de retaliação, assim como terceiros, fornecedores e outros.
MEDIDAS DISCIPLINARES
1. Os funcionários que descumprirem as regras impostas neste Código e em nossas políticas e procedimentos estarão sujeitos a:
- Advertência oral.
- Advertência escrita.
- Suspensão de até 30 (trinta) dias corridos e/ou Rompimento do vínculo existente entre a empresa e o infrator.
2. Os funcionários poderão ser solicitados pelo superior imediato e/ou diretoria executiva a interromper condutas inadequadas ou inapropriadas.