Contestação de Compra

Home  >  Contestação de Compra

O que é uma contestação de compra?

contestação de compra é o processo de devolução de uma transação, ou seja, acontece quando o proprietário do cartão de crédito solicita o cancelamento de uma compra. Geralmente, essa solicitação também é conhecida pelo termo “chargeback”.

Acontece assim:

Ao receber essa contestação, a Real Card entrará em contato com a empresa que fez a venda – via carta ou e-mail – e pedir a confirmação da compra, geralmente, dentro de um prazo de 5 dias contando a partir da data da solicitação.

Quando a empresa não apresenta os documentos que comprovam aquela venda, o valor pode ser estornado ou sequer repassado.

Mas, lembre-se: chargeback é diferente de arrependimento da compra.

É direito do cliente, segundo o Código de Defesa do Consumidor, se arrepender de uma compra, mesmo que não tenha uma justificativa.

No entanto, ao se arrepender da compra, o cliente abre mão de receber o produto ou serviço.

O que, neste caso, é menos prejudicial do que o chargeback.

Quando acontece a contestação de compra?

Existem alguns fatores que podem ocasionar uma contestação de compra, confira quais são:

Quando o titular do cartão de crédito não reconhece a compra

Esta é uma das causas mais comuns da contestação.

Neste caso, o cliente recebe a fatura do cartão, mas não reconhece uma determinada compra, seja por esquecimento, fraude ou porque emprestou o cartão para terceiros e não lembra.

A contestação acontece porque o comprador entende que aquela compra foi realizada por uma terceira pessoa.

Quando o cliente ou a loja foram vítimas de uma fraude

A fraude pode acontecer de duas formas.

A autofraude, quando pessoas mal intencionadas recebem um produto e, ainda sim, alegam que não reconhecem a venda. Para isso, podem falsificar assinaturas ou utilizar informações de terceiros.

E a fraude por terceiro, quando os clientes reclamantes não efetuaram a compra, pois tiveram o seu cartão de crédito clonado ou roubado. Neste caso, a contestação de compra é um direito legal.

Quando o cliente não recebeu o produto

Neste caso, o produto pode não ter sido entregue por um erro dos correios, falhas na logística ou uma fraude.

Quando o cliente percebe que o produto está demorando, pode solicitar a contestação e pedir a devolução do dinheiro.

Fale Conosco

Sede Nacional:

Av. Alexandre de Morais, n°1276, Quadra 11 Lote 09,
Parque Amazônia, Goiânia/GO, 74840-300

Telefone:

Atendimento Nacional 0800 644 1737 
Goiânia e Regiões (62) 3594-7212
WhatsApp (62) 99114-6215

E-mail Geral:

atendimento@cartaorealcard.com.br

Real Card Soluções em Pagamentos © 2021
CNPJ 12.515.796/0001-02

Oferecemos soluções que atendem as necessidades específicas do varejo, de forma econômica, de alta acessibilidade e fácil utilização. Com uma tecnologia de grande flexibilidade, com o foco centrado no cliente, conseguimos aumentar o valor agregado para diversos negócios. Além de oferecer ao consumidor final um crédito saudável para ser utilizado por diversas regiões do Brasil, por meio da nossa rede e parceiros private label. Os Cartões Private Label são cartões de crédito emitidos por Instituições Financeiras ou Empresas Comerciais para uso em uma Cadeia de Lojas ou em um conjunto de estabelecimentos comerciais e de serviço. Estes cartões possuem geralmente um limite de crédito, que pode ser livremente utilizado para compras por seus titulares nos estabelecimentos filiados à rede de aceitação do cartão.

A Real Card permite o gerenciamento não só do Cartão Private Label, mas também de Cartão Empresarial, Cartão Convênio (consignado), Cartão Prêmio, Cartão Presente e Cartão Cantina. Tornando diversas possibilidades de uso e gestão.

Nossas atividades são regulamentadas pelo Banco Central e seguimos todas as regras. Este site possui certificados de segurança para sua proteção e navegação.