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Contestação de Compra
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O que é uma contestação de compra?
A contestação de compra é o processo de devolução de uma transação, ou seja, acontece quando o proprietário do cartão de crédito solicita o cancelamento de uma compra. Geralmente, essa solicitação também é conhecida pelo termo “chargeback”.
Acontece assim:
Ao receber essa contestação, a RC CARD entrará em contato com a empresa que fez a venda – via carta ou e-mail – e pedir a confirmação da compra, geralmente, dentro de um prazo de 5 dias contando a partir da data da solicitação.
Quando a empresa não apresenta os documentos que comprovam aquela venda, o valor pode ser estornado ou sequer repassado.
Mas, lembre-se: chargeback é diferente de arrependimento da compra.
É direito do cliente, segundo o Código de Defesa do Consumidor, se arrepender de uma compra, mesmo que não tenha uma justificativa.
No entanto, ao se arrepender da compra, o cliente abre mão de receber o produto ou serviço.
O que, neste caso, é menos prejudicial do que o chargeback.
Quando acontece a contestação de compra?
Existem alguns fatores que podem ocasionar uma contestação de compra, confira quais são:
Quando o titular do cartão de crédito não reconhece a compra
Esta é uma das causas mais comuns da contestação.
Neste caso, o cliente recebe a fatura do cartão, mas não reconhece uma determinada compra, seja por esquecimento, fraude ou porque emprestou o cartão para terceiros e não lembra.
A contestação acontece porque o comprador entende que aquela compra foi realizada por uma terceira pessoa.
Quando o cliente ou a loja foram vítimas de uma fraude
A fraude pode acontecer de duas formas.
A autofraude, quando pessoas mal intencionadas recebem um produto e, ainda sim, alegam que não reconhecem a venda. Para isso, podem falsificar assinaturas ou utilizar informações de terceiros.
E a fraude por terceiro, quando os clientes reclamantes não efetuaram a compra, pois tiveram o seu cartão de crédito clonado ou roubado. Neste caso, a contestação de compra é um direito legal.
Quando o cliente não recebeu o produto
Neste caso, o produto pode não ter sido entregue por um erro dos correios, falhas na logística ou uma fraude.
Quando o cliente percebe que o produto está demorando, pode solicitar a contestação e pedir a devolução do dinheiro.
Como fazer a contestação de uma compra?
1. Se for o seu primeiro contato com a RC Card no WhatsApp, salve o número (62) 3594-7212 na agenda do seu celular;
2. Envie a mensagem: Quero contestar uma transação no cartão de crédito;
3. Você também pode conversar enviando um áudio. Por exemplo: Quero contestar uma transação no cartão de crédito.